quarta-feira, 26 de novembro de 2008

OFICINA - SEGUNDO SEMESTRE

ESTUDO DO MEIO

Tema da aula: ESTUDO DO MEIO – Localização e percepção espacial
Série: 7ª Série do Ensino Fundamental
Data: x
Carga Horária: 1 hora/aula

1) OBJETIVOS:

Com base na apresentação de alguns conceitos e discussões pertinentes ao assunto, o objetivo da aula é fazer com que os alunos saibam se orientar através de mapas, utilizar instrumentos de orientação (no caso, a bússola) e analisar o espaço à sua volta com um olhar crítico.

2 – CONTEÚDOS:

Por tratar-se de uma aula prática, partiu-se do pressuposto que os conteúdos teóricos já teriam sido dados na aula anterior, no qual o professor apenas se encarregaria de apresentar a bússola aos alunos, explicando-lhes como usá-la.

3 – METODOLOGIA:

Partindo do pressuposto que os alunos já tenham tido uma explicação teórica sobre o assunto, busca-se através da entrega de algumas imagens de satélite (retiradas do Google Earth), que cada grupo localize-se no mesmo e anote a trajetória que irão fazer no roteiro pré-estabelecido pelo professor, no trabalho de campo. Após situarem a região ‘norte’ no mapa e saberem do roteiro a ser seguido por cada grupo, os alunos deveriam anotar alguns elementos positivos e negativos vistos durante o trajeto, além de apontar possíveis sugestões para solucionar os aspectos negativos encontrados por eles. Esse trajeto deveria ser realizado em aproximadamente 20 minutos e em seguida o professor coletaria os dados anotando-os na lousa para discuti-los na sala.

4 – MATERIAIS UTILIZADOS:

- Quadro negro e giz
- Bússola
- Imagem de satélite (Google Earth)
- Caneta

Nenhum comentário: