quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ESTAGIO DE VIVENCIA - 2º SEMESTRE 2008

Observação - 2º semestre - 1ª, 2 ª e 3 ª série do ensino médio.
INTRODUÇÃO
Mais uma vez, atendendo ao pedido da disciplina de Ensino de Geografia e Estágio de Vivência Docente, ofertada no 3º ano do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina e ministrado pela Prof. Dr. Rosely Sampaio Archela, este relatório tem como objetivo a discrição da observação realizada em sala de aula entre os dias 06 e 14/11/08 na 1ª, 2 ª e 3 ª série do ensino médio do Colégio Estadual Willie Davids no período da noite. Sob a supervisão do Prof. Alexandre Orsi (professor formado pela UEL) foram observadas 10 aulas da disciplina de Geografia, onde foi possível analisar além do conteúdo ministrado em sala aula, atividades desenvolvidas pelo professor, atividades desenvolvidas pelos alunos e alguns temas de suma importância para construção de uma carreira docente futura. Entre alguns temas, podem-se analisar também temas como indisciplina, sexualidade, violência e outros.A observação feita pelos discentes Valter Vinícius V. Alves e Lucas Gusmão Mendes tem como finalidade aproximar os mesmos da realidade escolar e analisar empiricamente todos os problemas levantados teoricamente em sala de aula nas discussões em grupo e nos textos lidos.
OBSERVAÇÃO E ANÃLISE

A observação foi realizada nos dias 06, 07. 13 e 14/11/08 em três turmas de 1ª, 2 ª e 3 ª série do ensino médio. As turmas 1ºD, 2º C e 3º B. Dessa vez, diferente da primeira observação realizada na primeira metade do ano, tivemos a oportunidade de observar três turmas diferentes, onde foi evidente diferenças desde o comportamento dos alunos até o interesse e atenções dos mesmos dentro de sala de aula. Um ponto positivo que acho necessário constar é que por termos assistido três aulas em cada turma e 4 em uma em especial, podemos ter um maior contato com os alunos, podendo nos aproximar de alguns e identificar vários perfis de alunos como os disciplinados e indisciplinados ou o “aluno-problema”.


PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA AULA

As três primeiras aulas observadas foram consecutivamente na 1ºD, 2º C e 3º B numa sexta-feira chuvosa, o que fez com que houvesse uma diminuição na presença dos alunos em sala de aula. Neste dia o que ocorreu nessas aulas foi à apresentação de uma das chapas concorrentes para a eleição do novo diretor e vice-diretor do colégio que tinha como membro participante o professor Alexandre. Esse processo eleitoral tomou praticamente todo o tempo das aulas, sobrando em médio 15 minutos para alguma atividade. Na 1º D o professor usou o restante da aula para dar vistos nas atividades desenvolvidas na aula anterior, no 2º C foram tiradas algumas dúvidas da aula passada e também dado os vistos nos cadernos. No 3º B a turma por ser mais madura a disciplina era mais freqüente e após o discurso do candidato a direção do colégio o professor junto aos alunos decidiram detalhes da formatura dessa turma.

QUARTA AULA

Novamente no 1º D pude perceber que a sala tem realmente um número bem reduzido de alunos, certa de 15 no máximo. Nessa aula o tema foi Natalidade e Estado. Partindo de um texto do livro didático, a metodologia usava foi o pedido de leitura desse texto, onde após essa leitura uma breve explicação de como o Estado influencia na natalidade de seus respectivos países foi dada. A partir das explicações dadas em sala e da leitura do texto os alunos responderam três questões também do livro didático. Alguns alunos encontravam-se dispersos e outros por não terem prestado atenção não sabiam qual era a atividade a ser feita.

QUINTA AULA

Antes de a aula começar no 3º B, um profissional das Forças Armadas Brasileira (FAB) fez uma breve divulgação das vagas remanescentes para 2009, convocando os interessados. Na seqüência, com o tema Hidrelétricas, problemas ou benefício, a metodologia utilizada foi a mesma, leitura do livro didático e discussão.
A indisciplina nesta aula foi praticamente generalizada. Alguns poucos alunos desenvolverem a atividade proposta e outros saiam e entravam da sala como se não tivessem um professor presente. O que ficou marcado foi que dois alunos, um aluno e uma aluna ligaram seus celulares e ficaram ouvindo música na sala de aula. O pedido para desligar a música feito pelo professor só foi feito porque alguns alunos que tentavam concretizar a atividade reclamaram do barulho. A aula seguiu neste ritmo até o fim.

SEXTA AULA

A sala do 2º C está lotada de alunos e a indisciplina neste caso aumenta de forma difícil de ser controlada. Os alunos dessa turma e de algumas outras do colégio tem a mania de fazer uma “vaquinha” mesmo no meio das aulas e saem colégio para comprar sorvete. Os mesmo são consumidos dentro da sala de aula sem nenhum problema e sem nenhum questionamento por parte da direção e de professores.
O tema desta vez foi - Setor terciário de Serviços e Subemprego. O professor de forma oral fez algumas correções nas atividades escritas para toda a sala.

SÉTIMA AULA

No 1º D do ensino médio, dando seqüência às observações e a aula em si, o tema ainda percorria as Políticas Demográficas. Nesta aula foi usado um texto do livro didático sobre as políticas demográficas da França e seus desdobramentos para manter uma estrutura de trabalhadores assalariados e contribuintes palpável para a manutenção e o crescimento da economia francesa.

OITAVA AULA

De volta ao 2º D, a sala mais cheia de alunos e mais indisciplinada que podemos observar, o tema foi a Emenda 3. Foi explicado que o trabalhador é forçado a se tornar pessoa jurídica e emitir nota fiscal, como se fosse uma empresa. Com isso deixa de receber 13º, ferias, FGTS, vale transporte, vale refeição, assistência medica, aposentadoria e outros benefícios. Quando esse tipo de conteúdo se aproxima mais da vida cotidiana dos alunos é fato uma maior atenção na explicação e nas contribuições e aumento da participação dos alunos.

NONA AULA

Na penúltima aula de nossas observações realizada no 3º D, foi dada continuidade nas questões energéticas, dessa vez tendo como foco a questão do petróleo. Foi dada uma pequena explicação das políticas mundiais do petróleo, OPEP e outras organizações como também um breve resumo da política brasileira através da Petrobras. Foram relatados aspectos como sustentabilidade nacional, importância da estatal para o pais e seus últimos descobrimentos e conseqüente alta no preço de suas ações. No final da aula foi pedido que os alunos respondessem duas perguntas do livro didático e que em casa estudassem para a prova que seria realizada na próxima aula.

DECIMA AULA

Chegando ao fim dessa fase da disciplina de Ensino de Geografia e Estágio de Vivência docente, podemos observar a ultima aula da segunda parte das exigências da disciplina.
Nessa aula, que aconteceu no 1º D, foi dado aos alunos uma avaliação. Como de rotina, sentamos nos fundos da sala e observamos o processo. Mesmo sendo um dia de avaliação podemos perceber muita conversa e brincadeiras dentro da sala de aula. É difícil acreditar que se possa fazer uma boa prova naquela situação de euforia e displicência, o que nos faz refletir e com uma grande preocupação nosso papel futuramente dentro de sala de aula e que metodologia utilizar para uma melhor qualidade das aulas e do aproveitamento das mesmas.

CONCLUSÃO
Finalmente chegamos ao final de mais uma disciplina e dessa vez mais orientados e menos amedrontados. Os textos lidos em sala de aula e todas as atividades realizadas poderiam gerar equívocos sem essa prática de analise proporcionada pela disciplina de Ensino de Geografia e Estágio de Vivência docente e de Psicologia da Educação.Se a nós só fosse possível se fechar em textos em sala de aula, isso poderia causar grandes decepções e inseguranças. A práxis aqui realizada proporciona a nós, futuros professores, um quadro atualizado da realidade escolar, no que diz respeito ao papel do aluno e do professor no ensino, aprendizagem e no desenvolvimento social desses jovens e adolescentes numa formação não só apenas para o conhecimento, mas também para prepará-los para a vida cotidiana dentro e fora de sala de aula.

Um comentário:

Fred disse...

seu blog esta muito bem feito e organizado eu sou professor de cascavel e admiro sua especifidade pelo educar continui assim